Vegan Talk

Hello Hello 🙂

Hoje apeteceu me escrever sobre o veganismo. Será que realmente os veganos são todos saudáveis? Será que comem menos? Será que obtêm todos os nutrientes necessários ao bom funcionamento do corpo? Existem, a meu ver, vários mitos concernentes ao veganismo. Há cerca de 2 anos tornei-me vegetariana, e o passo seguinte foi o veganismo, que estou a seguir há pouco mais de meio ano. É acerca da minha experiência que venho hoje falar, vou tentar responder a algumas perguntas que me colocam frequentemente no meu dia a dia.

1. Então e a proteína? Esta é a pergunta que mais afecta as pessoas que me rodeiam. Eu faço exercício físico frequentemente (normalmente 5 vezes por semana, as vezes 4, as vezes 6) e tenho mais músculo do que muitas pessoas que consomem carne para obter a sua proteína. Então mas onde encontro eu a proteína sem ser na cara? Ora bem, a proteína existe também nos vegetais e legumes, nos grãos… Se as pessoas se preocupassem fariam uma pequena pesquisa para ver que existe proteína de origem animal e vegetal. Portanto, não se preocupem, tenho forca e músculo mesmo sendo vegan! O importante é que o vegano consuma as calorias necessárias para as suas actividades diárias. No entanto, isso aplica-se também aos não vegans, que comendo menos do que aquilo que gastam vão ficar com ar debilitado, doente e não vão ter a energia, nem a forca necessária para as actividades do quotidiano.

2. Então mas se não bebes leite nem ovos vais ter osteoporose!! Obviamente que os vegans também podem ter falta de cálcio, mas os omnívoros também. Ja pensaram que o homem é o único que bebe leite enquanto adulto? Quantas pessoas não vegans conhecem com osteoporose? Muitas, não é? Pois, o que as pessoas não sabem é que a mistura de certos alimentos impede a absorção de nutrientes importantes, por exemplo, é o que acontece com o cálcio. Quando uma pessoa omnifera ingere leite, muitas das vezes a absorção do cálcio não vai ocorrer. No caso dos vegans, os alimentos que contêm cálcio podem não ser suficientes (depende das necessidades nutricionais da pessoa, claro!).

3. Então mas o que comes? Não podes comer nada… Como muito mais agora do que dantes, sinto me muito mais energética e feliz, a minha pele está impecável e todos elogiam o meu cabelo. Uma dieta vegan é variada, posso comer tudo, desde massa, arroz, quinoa, frutaaaas, legumes, frutos secos nhamiii, tofu, seitan, soja, etc. Hoje em dia há tanta mas tanta escolha vegan. O meu único conselho (mas este aplica-se também a não vegans) é manter uma alimentação clean e equilibrada. Obviamente também há fast food vegan e muitos produtos vegans industrializados que só fazem mal… E muitas vezes o que acontece é que os vegans consomem muitos destes produtos industrializados como se não houvesse amanhã e depois podem ganhar peso (tal e qual como acontece com os não vegans).

Portanto, a conclusão é não se preocupem em seguir uma dieta ou estilo de vida vegan, porque não vão ter falta de nada (convém fazer análises e caso haja necessidade suplementar 1 mês). Eu já fiz analises e não tenho nenhuma lacuna!! E para verem, o meu ferro até está mais alto do que quando era vegetariana. Comam saudável, variado e clean. Eu tento fazer uma alimentação 70% raw (cru), mas no inverno admito que é um bocadinho mais difícil.

Quem quiser experimentar algo vegan e delicioso, tentem esta receitinha super fácil e deliciosa, retirada do blog http://ohsheglows.com 

Ingredientes:

(As quantidades ajustem ao vosso gosto)

– Batata Doce

– Grão-de-bico

– Quinoa

– Hummus

– Legumes e vegetais da vossa preferência

Modo de preparação:

1. Fazer a quinoa (a quinoa é como o arroz, quando virem que já esta abertinha podem desligar o lume);

2. Colocar a batata doce e o grão de bico no forno até ficarem coradinhos e crocantes;

3. Cortar os vegetais e legumes (os legumes podem ser cozidos ou salteados);

4. Colocar todas as preparações feitas anteriormente numa tigela grande, terminando com o hummus no centro da mesma. (Eu compro o hummus já feito).

Espero que gostem, beijinhos e bom domingo!

Leave a Reply

